EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

quinta-feira, 14 de maio de 2015

PROMOTOR QUER OBRIGAR VEREADORES DE MARABÁ A DEVOLVER VALORES INDEVIDOS

Dando prosseguimento ao Plano de Atuação da 11ª Promotoria de Justiça de Marabá, cujo objetivo principal é concluir procedimentos administrativos anteriores ao ano de 2012, o Ministério Público do Estado do Pará, através do promotor de Justiça Júlio César Sousa da Costa ajuizou em 05 de maio de 2015 Ação Civil Pública de ressarcimento ao erário contra vereadores e ex-vereadores de Marabá, sudeste paraense, pela não comprovação efetiva dos mesmos em eventos para os quais receberam diárias, nos exercícios de 2005 e 2006.

O levantamento efetuado contou com o apoio do Grupo de Apoio Técnico Interdisciplinar (Gati) do Ministério Público, que chegou ao montante atualizado de R$ - 896.802,69, que é o atual valor da ação.

Na análise realizada pelo Gati encontrou-se recebimento indevido de diárias, em tese, pelos vereadores, mesmo em períodos de recesso legislativo nos meses de janeiro de 2005 e janeiro de 2006.

O procedimento concluído, com vinte e quatro (24) volumes, foi instaurado em 2007, iniciando-se a partir de uma denúncia do advogado Ademir Braz em 18 de dezembro de 2006, em razão de declarações do vereador Adelmo Azevedo Lima, então presidente da câmara municipal, prestadas a jornal local acerca dos gastos efetuados no Poder Legislativo local, àquela época.

A ação judicial busca apenas o ressarcimento do que foi gasto indevidamente, ante a prescrição em relação às demais penalidades decorrentes da Lei de Improbidade Administrativa, por entender que o prejuízo ao patrimônio público é imprescritível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário