EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

domingo, 2 de novembro de 2014

ALUNO DE PARAGOMINAS PARTICIPA DA OLIMPÍADA NACIONAL DE LINGUA PORTUGUESA

Olimpíada é realizada a cada dois anos e premia as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o país

O estudante da rede pública de ensino de Paragominas, Francisco Gabriel Reis Moraes, é semifinalista da Olimpíada Nacional de Lingua Portuguesa. Com 16 anos, Francisco conseguiu se destacar numa turma de 45 alunos e chamou a atenção do seu professor Eduardo Emer, ao escrever a redação “A minha primeira virada”. Francisco é aluno do 9º ano, do Ensino Fundamental, da Escola Municipal Santo Antônio, localizada no km 12, em Paragominas.

A Olimpíada Nacional de Língua Portuguesa é realizada a cada dois anos e premia as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o país. Francisco participou de várias etapas: a escolar, onde concorreu com outros colegas da mesma escola; a municipal, que concorre com todos os outros alunos da Rede Pública; e a etapa regional, onde disputou com estudantes de outros municípios do Estado.

Segundo o professor Claudei de Souza, coordenador de Língua Portuguesa da Secretaria de Educação de Paragominas (SEMEC), os encontros da etapa regional tiveram por objetivo ampliar as habilidades de leitura e escrita e o universo cultural dos alunos. “Além de desenvolver, com os professores, atividades destinadas a contribuir para a melhoria da qualidade do trabalho docente”, explica.

Olímpiada de Língua Portuguesa – O evento começou no dia 28 de outubro, em Belo Horizonte, onde foi realizada, até o dia 30, a primeira oficina regional, da categoria Poema, de uma série de outras quatro sobre gêneros textuais. De 3 a 5 de novembro, já em Maceió, os semifinalistas participam das oficinas memórias literárias. Em Porto Alegre, será realizada, de 10 a 12 de novembro, a oficina de crônica, na qual o aluno de Paragominas participa. Em Brasília acontece, de 17 a 19, a oficina de artigos de opinião.

No total, mil pessoas participam dos três dias de intensas atividades, com reescrita de textos, leituras, encontros especiais, palestras, passeios, além da oportunidade de conhecer colegas de todos os cantos do país. Desses, 500 são estudantes e 500 professores. Os 38 textos por categoria dos alunos finalistas que seguem para a Etapa Nacional são escolhidos e anunciados para o público nas mesmas datas e locais dos encontros regionais. A Comissão Julgadora Regional é composta por especialistas do Cenpec, da Fundação Itaú Social, do Ministério da Educação, das Undimes, do Consed, das universidades públicas e por professores de Língua Portuguesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário