EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

domingo, 20 de julho de 2014

OPERAÇÃO SORRISO VAI REALIZAR 60 CIRURGIAS LABIOPALATINAS EM SANTARÉM

Mais de 700 procedimentos cirúrgicos foram feitos durante os programas humanitários no Pará.

60 cirurgias corretivas em pacientes com lábio leporino e fenda palatina serão realizadas em Santarém no próximo mês de agosto (13 a 16) no Hospital e maternidade Sagrada Família pela ONG internacional Operação Sorriso. É a 8ª vez que esse trabalho, gratuito, será realizado na cidade. A seleção dos pacientes ocorrerá no dia 11 de agosto. Uma pesquisa feita em parceria com o Centro de Estudos de Genomas da USP (Universidade de São Paulo) e a Operação Sorriso, realizada nas cidades que já receberam os programas humanitários da ONG — mostrou que o fator genético na região tem sido o responsável pelos muitos casos de pacientes com fissuras labiopalatinas.

Por este motivo, a intenção este ano é aumentar o número de pacientes que serão estudados a fim de traçar estratégias preventivas para a redução de incidências. As 60 cirurgias corretivas gratuitas serão feitas em crianças e adultos com o problema. A seleção dos pacientes, ocorrerá no dia 11 de agosto, a partir das 8h, na Casa da Criança, à avenida Barão do Rio Branco, 860, bairro Santa Clara. Para participar da seleção, basta comparecer ao local nos dias indicados levando documentos de identificação do paciente e também do responsável e também exames de sangue recentes (realizados há seis meses ou menos), caso os tenha. Pacientes e mais um familiar que residam fora do município poderão solicitar por hospedagem gratuita no dia da avaliação. A organização também oferece transporte do alojamento até o hospital e alimentação sem custo.

Desde 2007, já foram realizadas em Santarém mais de 11 mil consultas em pacientes. Mais de 500 pessoas foram operadas e mais de 700 procedimentos cirúrgicos foram feitos durante os programas humanitários no Pará. A Operação Sorriso conta com o apoio da Marinha do Brasil, da Secretaria Estadual de Saúde de Pará, da Secretaria Municipal de Saúde de Santarém, do Ministério Público do Pará, da Associação Brasileira de Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial (ABCCMF), da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), do Projeto Genoma Humano, da Casa da Criança e do Hospital e Maternidade Sagrada Família. Também no dia 11 de agosto, os voluntários da Operação Sorriso realizarão a avaliação pós-operatória dos 69 pacientes que já fizeram a cirurgia para correção de lábio leporino e/ou fenda palatina na missão humanitária ocorrida em dezembro de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário