EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

quinta-feira, 10 de abril de 2014

JUSTIÇA INTERDITA MATADOURO NA ZONA RURAL DE ITUPIRANGA

Local encontra-se em condições completamente insalubres e fora dos padrões das normas sanitárias

O juiz da comarca de Itupiranga, Alexandre Arakaki, determinou ontem a interdição do matadouro União, que funciona na zona rural do município. A sentença atendeu a concessão de Liminar requerida em uma Ação Civil Pública oferecida pelo promotor de Justiça Arlindo Jorge Cabral Junior, do MPE do Pará. O representante do Parquet alegou na Ação que o matadouro encontra-se em condições completamente insalubres e fora dos padrões das normas sanitárias colocando em risco a saúde de toda a população local.

 O Matadouro União é o principal fornecedor de carnes da região, mas de acordo com o laudo de inspeção sanitária realizado no final do mês passado pela Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), foi considerado “absolutamente impróprio e inadequado que o referido matadouro continue com suas atividades comerciais”.

De acordo com o promotor de Justiça Arlindo Cabral Junior “tal local foi totalmente condenado tanto por questões de falta de higiene, falta de instalações apropriadas, falta de materiais e equipamentos adequados à efetivação dos abates, e por fim, falta de Guia de Trânsito Animal (GTA), termos que a Adepará pugnou pelo imediato fechamento em caráter do citado local”. Além das denúncias testemunhadas pelo MP, também foram relatadas pelos moradores diversos casos de pessoas que haviam contraído doenças infecto-contagiosas devido à contaminação da carne comercializada no Matadouro União.

Diante da situação, o Ministério Público do Pará requereu o imediato fechamento do matadouro até que se cumpra todas as determinações previstas no laudo de inspeção sanitária. Em caso de descumprimento das determinações, o MPE solicita ainda que seja fixada multa no valor de duzentos mil reais, sem prejuízo de apuração criminal por crime de desobediência, bem como a utilização da força policial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário