EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

terça-feira, 8 de abril de 2014

CRIANÇAS COM CARDIOPATIA SÃO OPERADAS EM SANTARÉM


Além das três crianças atendidas nesta primeira etapa, outras 27 ainda aguardam pela cirurgia

Três crianças com problemas cardíacos foram operadas ontem, no Hospital Regional do Baixo Amazonas, em Santarém. As cirurgias tiveram duas horas de duração e foram feitas pela primeira vez fora do Hospital das Clínicas, em Belém, graças a uma parceria do governo do Estado, Prefeitura de Santarém e a Dinâmica Hospitalar, empresa que fez a doação das próteses para correção dos problemas cardíacos nas crianças de 4, 5 e 7 anos atendidas nesta primeira etapa do projeto. A cirurgia teve a presença da equipe do Hospital das Clínicas.

O cirurgião cardiopediatra Rogério Miranda explicou que, em todo o Pará, cerca de 40% dos casos de cardiopatias congênitas estão no interior, e a realização do procedimento em Santarém é o primeiro passo para a descentralização. “Este é um passo inicial muito importante. Estamos falando de cardiopatias em crianças muito pequenas, cardiopatias graves. A resolução aqui em Santarém traz um grande avanço para a região. É fundamental fazer esta descentralização, até porque temos um hospital de referência, como o Hospital Regional”, afirmou.

A secretária municipal de Saúde de Santarém, Valdenira Cunha, falou sobre a importância da parceria para a realização do procedimento na cidade. “Essa é uma parceria que vínhamos buscando deste o ano passado. Temos uma fila de crianças para receber este procedimento no Tratamento Fora do Domicilio (TFD), para serem realizadas no Hospital das Clínicas. Sabemos que esta fila em Belém é grande, então fomos atrás do médico Rogério Miranda, um dos médicos que fazem o procedimento, e conseguimos fazer estas cirurgias. Esperamos que este projeto tenha sequência e outras crianças sejam operadas em nossa cidade”, ressaltou Valdenira.

Para quem buscava tratamento e sabia da complexidade da doença, a realização do procedimento em Santarém representou a realização de um sonho. “Espero que outras crianças sejam contempladas com essa cirurgia, porque é muito difícil sair de Santarém e buscar atendimento em outros centros. A gente sabe que a tendência desse quadro é progredir, e isso causa preocupação. O meu neto já está curado”, disse o militar aposentado José Maria Pinto Silva, avô de uma das crianças operadas, o pequeno Eduardo Silva.

Além das três crianças atendidas nesta primeira etapa, outras 27 ainda aguardam pela cirurgia em Santarém; em Belém, 540 estão na fila de espera. O diretor geral do Hospital Regional do Baixo Amazonas, Hebert Moreschi, falou sobre o avanço da saúde em Santarém a partir da introdução de novas especialidades e das parcerias firmadas para a realização de procedimentos como a cirurgia cardiopediatra em crianças com cardiopatias congênitas. “A meta do governo do Estado é cada vez mais descentralizar a assistência de alta complexidade para fora da capital. O benefício é enorme, pois leva assistência de qualidade, segura e resolutiva para próximo do usuário, que pode se recuperar em casa, junto à família. Sem dúvida, a parceria entre governo do Estado, governo municipal, Dinâmica Hospitalar e toda competente equipe médica representou um enorme avanço para nossa região. Estamos muito felizes por nossos pequenos pacientes terem sido assistidos com acompanhamento dos familiares aqui no Hospital Regional e estarem se recuperando tão bem”, disse Hebert.

Nenhum comentário:

Postar um comentário